14 Comments

  1. JoniLagostin_Mc on

    Seria interessante se o governo mostra-se quanto é que se gasta a pagar juros todos os anos e quanto se poupa quando se faz pagamentos antecipados

  2. tugabenfiquista on

    Cheguei cedo demais para ver os comentários que dizem que, por alguma razão, isto é uma coisa má. Volto daqui a umas horas.

  3. Neutral_Voice0025 on

    Significa que a dívida pública total do Estado equivale a 90% do valor de tudo o que o país produz num ano (o PIB).

    Então, não há motivo para festejar. Mas, se a tendência for de redução, também não critico porque já esteve pior.

    E outra, Portugal não cortou custos. A receita é que aumenta com a inflação e outros impostos.

  4. O PSD no tempo do Costa dizia que isto era mau porque não contava para nada por ser apenas um valor relativo. O que dizem eles agora disto?

  5. Physical_Treacle3717 on

    15 anos depois a Finlândia está numa situação de contas públicas pior do que a nossa. Ironia do destino.

  6. Loud_Evidence7423 on

    Não gosto do governo, nem da sua atuação grande parte das vezes, mas isto é uma noticia muito positiva, estamos todos de parabéns.

  7. Pois, se calhar sou eu que sou quadrado mas para mim a coisa resume-se a salários e custo de vida. 

    Temos muita oferta de emprego em setores que pagam bem e criam riqueza (emprego qualificado)? Ou temos fraca oferta e o que há é em setores de merda como o turismo que só cria emprego em restauração, lojista, hotelaria, ou setores como construção civil con emprego nas obras, etc, tudo empregos que pagam mal?

    A partir daí está tudo dito. 

    Caguei para o crescimento do Estado. O dinheiro tem de estar é no bolso das empresas e das pessoas. Estado com pouco dinheiro é bom porque obriga e responsabiliza os políticos a planear orçamentos muito bem, escorraça os corruptos que se querem aproveitar do dinheiro público, e obriga o Estado a procurar outras formas de financiamento com investimento e exportações próprias, em vez de se limitar a mamar impostos.

  8. John-florencio on

    Parece que só os países de terceiro mundo têm dívidas saudáveis (alguns) não todos obviamente.

  9. 18 anos depois conseguimos ver nos livres do mostro da dívida que o Sócrates criou e que prejudicou milhões de pessoas e várias gerações. 

    Venham os downvotes dos 68 deputados

  10. plastic_can05 on

    Alguém consegue desenvolver um pouco acerca da dívida do Japão? 236%? Isto é sequer possível?

  11. E é neste contexto todo que temos um PSD “reformista” a querer obliterar tudo o que é segurança social e desfazer trabalho comprovado e elogiado do executivo anterior (e já sei que vou ser chamado de “socialista” ao que respondo sim e não é o PS que me representa). Incrível como a cegueira ideológica é tal que à direita não perguntam “porquê?” e aceita esta governação baseada em vibes.