Thirty women come to Cotrim’s defense after allegations of harassment

https://www.publico.pt/2026/01/13/politica/noticia/trinta-mulheres-saem-defesa-cotrim-apos-denuncia-assedio-2160990

Posted by BigGreenDead

40 Comments

  1. PearlJamTenGoat on

    ” Ele a mim nunca me assediou”

    O Renato Seabra também nunca me assassinou e sou da terra dele. Os argumentos destas parsas são incríveis.

  2. Por outro lado, o Observador diz que estas alegações circulavam dentro da IL há já pelo menos dois anos.

  3. Partindo do pressuposto que aquilo não era para vir a público (se calhar até era mas foi partilhado entre amigos chegados e algum deles meteu aquilo cá para fora ou mandou a alguém para meter cá fora), a única forma de não ficar pintada como mentirosa nisto é apresentar queixa formal às autoridades. Isto nunca é assunto para a Internet. Muito menos para redes sociais entre amigos chegados. Seja verdade ou não.

    O Cotrim tem de facto a faca e o queijo na mão para apresentar queixa ele próprio contra as afirmações feitas principalmente se a pessoa visada agora se remeter ao silêncio depois de optar por dizer aquilo num circuito fechado online quando temos jurisprudência de que o que é dito online não é considerado “privado” mesmo em grupos fechados ou circuitos privados.

    A verdade existe algures. A única forma efetivamente chegar a ela era através da Justiça e das autoridades.

    Queixa formal é a única forma válida de proceder, seja lá quando for que as alegadas vítimas se sintam confortáveis com isso. Sem queixa, tudo o resto torna-se arma de arremesso. A visada tem oportunidade de mudar isso agora. Preocupa-me se realmente não tem provas para o que afirma porque a ser assim, isto só resultará num tiro no pé e num caralhete com o dedo do meio para todas as mulheres que lutam na Justiça pelos mesmos motivos.

    A CS diz que as publicações foram apagadas pela própria. Quem fez a thread original aqui referiu que apagou a pedido da própria. Se isto não avançar para a Justiça no fim de contas, só dá alento a teorias obscuras sobre ter saído agora.

    **Edição:** já agora, a expressão “denúncia” é errada. Ela não denunciou nada. Ela fez um post, num circuito fechado de amigos chegados, num perfil privado de rede social onde calhou existir uma fuga da parte de alguém que o viu. Se a intenção fosse “denunciar”, não teria pedido para remover um tópico daqui nem teria, segundo a CS, removido os posts depois. Uma denúncia é pública. Ela não tornou nada público para além daquele grupo íntimo de pessoas. Não foi, de todo, uma denúncia no sentido normal da expressão. **Mas isto é só a minha opinião.** Quando uma pessoa quer dizer algo a sério, não se retrai nem o faz online num grupo pequeno de pessoas e depois pede que apaguem provas.

    **Segunda edição:** As prints que tirei ontem sobre a criação de um tópico aqui que foi depois removido a pedido e as explicações de quem o fez em primeiro lugar sobre o ter removido a pedido porque a visada pediu e que aquilo tinha sido dito num contexto de amigos chegados.

    * https://imgur.com/a/5Wlsq4h

    > Foi mero acaso ter notado que o post original tinha sido removido. Quando vi que tinha sido o autor a apagar, fui ver ao perfil dele também só por acaso e notei que ele também tinha feito tópicos noutros subs diferentes sobre o mesmo assunto. Depois outro user diferente cria um tópico a perguntar se tínhamos visto o tópico original e o autor desse que apareceu primeiro diz que removeu a pedido da senhora visada.

  4. No-Energy-3603 on

    Esperou anos pra vir denunciar no momento mais oportuno e quando trabalha no ministério dos negocios estrangeiros….

    Golpe muito baixo da AD

  5. Eu não votei no Cotrim, por isso até sinto que tenho alguma imparcialidade ao dizer o que vou dizer, mas tendo em conta a altura em que saiu a denúncia, faz as coisas parecerem muito estranhas no mínimo, independentemente de ser verdade ou não.

    No entanto, virem 30 mulheres falar bem dele não interessa literalmente para nada. Só porque assediou 1, não quer dizer que assedia todas, por isso podem existir 30 mulheres que nunca foram assediadas por ele, e isso não quer dizer nada em relação à 1 que foi.

  6. Ganda harém!

    Está explicado porque é que a coisa não correu bem nas empresas onde esteve…

    Se perder a corrida a Belem, já sei quem vai fazer os anuncios do Libidum fast.

  7. Alegação de assédio **a menos de uma semana das eleições** e vindo de alguém que **trabalha para o partido** que está a perder votos para o Cotrim…

    É só coincidência, claramente. Confia joca!

  8. Clean-Adeptness-8602 on

    Nunca vou perceber esta lógica, e atenção que acho igualmente este timing muito suspeito e tenho várias reservas em relação a toda esta história.

    O que não invalida que esta lógica é altamente faulted. Não é por um homem ser incrível para nós, nunca nos ter batido ou assediado, que torna isso verdade para todas as outras mulheres que ele conheceu. Esta narrativa frequente de “vêm??? outras dizem que eu nunca lhes fiz nada” que acontece neste tipo de histórias, é delicada e não deveria servir de argumento de carácter ou de incapacidade de cometer determinados actos.

  9. Vindo de um senhor que além de participar de podcasts de conhecidos misóginos como o Tiago Paiva e o Window e que até os convidou para irem à assembleia não me admiraria nada. Que se investigue e que seja punido quem estiver a mentir.

  10. Claro, uma denúncia de alguém da AD nos “amigos chegados” que se calhar incluem jornalistas, etc, a dias de eleições não é para ser levado a sério. Quem quer, denúncia, isto foi só um golpe baixo do MM que está a ver o cotrim a passar e ele não.

  11. E o pior é que a grande maioria das pessoas vai papar esta como verdade.

    Osss tiiimmmings!!

  12. Queasy_Chip_6033 on

    Há politica, há politica suja e há isto, 

    Isto vale o que vale e qualquer pessoa nesta posição vai tentar se defender de qualquer forma o seu bom nome.

    Isto virou uma nojeira pois já ninguem quer saber do crime em si 90% destes comments vai ser tentar colar uma narrativa ao cotrim.

    Uma coisa é verdade um assediador verbal nunca assedia uma só mulher, logo se isto for verdade ira haver mais pessoas a falar se for mentira morre aqui.

    Basta ver os casos nos estados unidos nunca é só uma mulher é as centenas

  13. Podem aparecer 1000 mulheres em defesa, basta um caso para criar a dúvida.

    Que se investigue, mas não estou a ver como o Cotrim pode dar a volta à situação.

    Isto fez-me lembrar um filme dinamarquês, The hunt, onde um professor ficou com a carreira e a vida completamente destruída por causa de um alegado assédio.

    Isto não vai de todo arruinar o Cotrim, mais vai ser um fantasma que o vai perseguir o resto da carreira politica, não me admira nada que venha a ser utilizado como um argumento de ataque por certos políticos..

  14. Similar-Sea4478 on

    So espero que este caso tenha consequências, ou seja, ou se prova que o Cotrim assediou e sofre as consequências, ou caso isso não aconteça a senhora sofra as devidas consequências por difamação.

    Caso contrário vai cada vez mais haver casos destes e similares sempre que haja eleições de modo a que sejam prejudicados candidatos com falsas acusações.

  15. 30 mulheres saem em defesa da denúncia de assédio contra Cotrim…

    Boaventura Sousa Santos teve quantas a pedir o fim da sua morte social?

    Também há 200 pessoas a pedir o fim da «morte social» do Boaventura Sousa Santos. Isto de «se não aconteceu comigo, é porque deve ser mentira» é a verdadeira praga da cultura do cancelamento das alegadas vítimas.

  16. Esquerdola_ofendida on

    Quem acha que isto não é notícia encomendada pelo PS / PSD come gelados com a testa.

  17. Presunção de inocência é um conceito complicado para alguns.

    Sobretudo de uma figura que já ocupa cargos relevantes desde a data to alegado assédio e agora é que teve realmente coragem de denunciar tudo durante um quarto de hora.

    Que não se identifiquem com a posição política dele tudo bem, mas esta baixaria revela bem que o que interessa é manter o status quo.

  18. Typical-Winter-3885 on

    É incrível como é fácil destruir, ou pelo menos perturbar a vida de um homem com sucesso: mulheres. A arma “mulheres”. Fala-se em “mulheres” e o mundo pára.

  19. Cautious_Chain1297 on

    Entre esta acusação e o Seguro receber o apoio do Pedro Nuno Santos, os dois maiores candidatos sofreram bastante nestes últimos dias.

  20. random_username432 on

    Aposto que estão todas a mentir e menina que trabalha para o PSD é que diz a verdade!!!

  21. DesignerBlacksmith98 on

    Não tenho opinião formada quanto à sua inocência, não vou votar Cotrim mas não odeio a ideia de ser ele o PR.
    O que acho é que ele está a fazer um ótimo trabalho a negar as acusações e acho que vai se traduzir num aumento do número de votos, é um pouco o que aconteceu com o Trump e acontece com André Ventura, as acusações geradas sem qualquer base(mesmo que nos casos que mencionei também também existir acusações com provas concretas) causam uma certa revolta nos indecisos que os inclina para quem está a ser acusado.

  22. Original_Vegetable_8 on

    A ser verdade ele devia de ser julgado, a ser mentira devia de ser ela e em ambos os casos devia de haver uma condenação exemplar, mas pelos exemplos anteriores duvido que haja alguma consequência em qualquer das situações para além de um impacto na campanha do Cotrim

  23. TRINTA CARALHO!

    Parece as leoas quando o Simba estava em apuros contra as hienas do Scar!

    Bem, se isto se comprovar o Cotrim pode desistir já. Aliás, eu acho que mesmo que não se prove absolutamente nada vai ficar sempre a ideia no ar e o Cotrim vai perder pontos na mesma.

  24. Ontem um comentador falava acerca da linguagem usada por Cotrim no suposto assédio. Dizia que aquilo não tinha ponta por onde se pegue, que era uma linguagem tão desenquadrada ou de baixo nível de educação (tipo de “taberneiro”), que sendo o Cotrim uma pessoa sofisticada, culta e bem formada, aquilo não fazia qualquer sentido, e tinha tudo para cheirar a mentira 🤷

  25. A ser verdade, de que me vale esse apoio de 30 mulheres se uma foi assediada?

    Isso vale zero para mim