Agents handcuff women like a crucifix, force immigrants to kiss their boots and rape victims with batons

https://expresso.pt/sociedade/seguranca/2026-01-15-agentes-algemam-mulher-como-num-crucifixo-obrigam-imigrante-a-beijar-lhes-as-botas-e-violam-vitimas-com-bastoes-47042eac

Posted by BadDogPreston

32 Comments

  1. >’Maria’ tinha ingerido bebidas alcoólicas numa esplanada e desentendeu-se com a dona da cervejaria, na noite de 9 de maio de 2024. Pouco tempo depois, estava algemada a um banco na esquadra do Rato, em Lisboa, de braços abertos como se estivesse presa num crucifixo. O Ministério Público suspeita que foi esbofeteada e ameaçada por um agente: “Ou te calas, ou vais ver…”.

    > Na madrugada de 20 de julho do mesmo ano, um imigrante africano foi apanhado com haxixe no Martim Moniz, em Lisboa, por dois agentes. Na mesma esquadra, foi esmurrado na cara, na cabeça e no estômago, sendo também ameaçado e agredido com uma arma de fogo na cabeça. O MP suspeita ainda que um dos dois agentes agora acusados de tortura e violação tenha acrescentado comprimidos de ecstasy ao haxixe apreendido para deter o imigrante por tráfico de droga. O agente fotografou o africano que tinha sido algemado e partilhou a imagem num grupo de WhatsApp composto por polícias: “Há de levar no focinho para não aprender a se esticar”, foi um dos comentários.

    > Na madrugada de 30 de agosto, quatro agentes detiveram um homem com uma faca com 12 cm de lâmina. Na esquadra do Bairro Alto, foi algemado e alvo de socos e pontapés em todo o corpo e ameaçado com uma pistola na cabeça. Segundo o MP, um dos agentes cortou-lhe as rastas do cabelo com a faca apreendida e deitou-as para o lixo, tendo o momento sido filmado com um telemóvel. Um dos polícias acusados ameaçou-o: “Vamos matar-te!”. No grupo de WhatsApp, mais comentários de polícias: “Foi pena não ter morrido esse paneleiro” ou “Eu metia o gajo no Tejo”.

    > Na mesma noite, mas na esquadra do Rato, um imigrante marroquino foi igualmente alvo de violência física com um bastão extensível. A determinado momento, um dos polícias sob suspeita terá tentado introduzi-lo no ânus. Só a intervenção de um superior hierárquico fez parar a tentativa de violação. Durante as agressões, terão obrigado a vítima a beijar as botas de serviço, enquanto o marroquino chorava. “Beija, kiss, kiss, kiss, c….” ou “Welcome to Portugal.” O momento foi filmado e partilhado num grupo de WhatsApp de polícias.

    > O Ministério Público suspeita que este imigrante marroquino tenha sido espancado na esquadra durante 3 a 4 horas. Foi encontrado na rua por populares depois de sangrar e perder os sentidos. Ainda durante 2024, o mesmo agente sob suspeita terá voltado a agredir o mesmo imigrante que ficou com uma lesão ocular que lhe retirou uma parte da capacidade de visão.

  2. Não se preocupem, o Chega vai fazer uns cartazes a dizer ” A polícia tem que cumprir a lei”.

    Daqui a uns tempos cumprimos todoa a lei na República das Bananas.

  3. Open_Count5223 on

    estou para ver quanta atenção isto vai ter

    quando é um imigrante a fazer merda cai o carmo e a trindade

    neste tipo de casos nunca vejo o sub muito movimentado

    e atenção, ambos são condenáveis mas acho piada aos “defensores” da ordem e da justiça que gostam muito da bota abaixo e nunca acima

  4. Quando eu era jovem ensinaram-me: se estiveres aflito, procura um bombeiro ou um polícia. Esse ensinamento já não vai chegar à próxima geração…

  5. Que nojo de gente…a xuxar dos nos impostos para andarem a fazer de blogueiras no whatsapp.

  6. Tristeza.

    Era destituir esses animais e pôlos na merda da prisão com as pessoas que abusaram.

  7. A polícia neste país é uma autêntica vergonha ou são uns sádicos de merda ou são uns incompetentes do caralho.

  8. Vou adicionar aqui mais conteúdo da notícia do Público sobre estes polícias do Largo do Rato. É incrível como as nossas forças de segurança parecem ter tantos membros (tendo em conta que isto era partilhado num grupo grande de WhatsApp) que parecem agir como do pior tipo de criminosos. https://www.publico.pt/2026/01/14/sociedade/noticia/dois-agentes-psp-largo-rato-acusados-tortura-violacao-2161241

    >Dois agentes da PSP foram acusados pelo Ministério Público de terem violado e torturado pessoas que levavam para a esquadra do Rato, em Lisboa, por suspeitas de terem praticado pequenos delitos. Ali chegadas, as vítimas, muitas delas toxicodependentes em situação de sem abrigo e imigrantes, eram espancadas e humilhadas em frente dos colegas, alguns dos quais terão não só assistido, como participado também nas agressões.

    >Apesar de só ter acusado estes dois polícias, o Departamento de Investigação e Acção Penal de Lisboa tenciona constituir mais arguidos da PSP neste caso.

    > (…) As agressões ao marroquino causaram-lhe uma lesão ocular que lhe retirou parte da capacidade de visão, obrigando-o a usar óculos de forma permanente. Este homem foi um daqueles que os agentes tentaram violar com um cassetete, só não o tendo conseguido graças à resistência da vítima, como de resto sucedeu noutros casos. O Ministério Público apurou, porém, que, ao longo dos meses em que actuaram, um dos agentes agora acusados consumou efectivamente uma violação. Foi na madrugada de 20 de Outubro do mesmo ano, quando dois homens em situação de sem abrigo foram levados para a esquadra por suspeitas de furto num estabelecimento comercial. Antes de ser violado com um bastão extensível, um deles foi asfixiado por um dos polícias, que lhe colocou um cinto à volta do pescoço, como se o enforcasse.

    >“Enquanto isso sucedia, outros dos elementos da PSP que se encontravam na esquadra continuaram a desferir em ambos os ofendidos pontapés, socos e joelhadas por todo o corpo, incluindo no estômago e cabeça, atingindo-os, ainda, com diversas chapadas na cara”, prossegue a acusação, que foi noticiada em primeira mão pela SIC Notícias. Os agentes ainda tentaram que os dois suspeitos se violassem mutuamente introduzindo o cabo de uma vassoura no ânus um do outro. Depois, foram obrigados a cantar os parabéns aos agressores.

    >Também estas vítimas não apresentaram queixa por receio. Aliás, quando os voltavam a encontrar na rua, os polícias voltavam a bater-lhes e também os roubavam, se tivessem dinheiro consigo.

  9. a pena acertada para esses policias é serem presos com o resto da populaçao prisional…

  10. Estão a ver, é como o chega diz: todos os problemas são causados por imigrantes. Foi um marroquino que levou com o bastão no cu, enquanto os portugueses estavam a trabalhar ou em casa com a família.

  11. Subject-Savings9578 on

    “Há mais skinheads na PSP que no PNR” já o Valete tinha dito.
    Não gosto de generalizar mas começa a ser um bocado difícil defender a PSP quando os casos se vão amontoando e a justiça também não ajuda,por norma isto passa sem represálias de verdade a quem o faz.
    Um único caso já seria demais mas a verdade é que há mesmo muitos casos,desde esquadras inteiras sob investigação por tortura,abuso de poder e outros,envolvimento em redes de tráfico e exploração humana.
    Tenho ideia para um cartaz,vejam se gostam “Ninguém está acima da Lei”
    “Todos têm de cumprir a Lei”

  12. Espero que ninguém tente desculpar estes comportamentos. Se tentarem, é porque a desumanização dos criminosos e minorias resultou muito bem, infelizmente

  13. Relevant_Exercise_25 on

    Filmaram e partilharam em grupos de WhatsApp?!

    De valores morais estamos conversados, deve haver lá um pouco de tudo. Agora a nível de inteligência devia haver mínimos. Estes nem para seguranças de armazém servem.

  14. Precisamos de fazer destes agentes um exemplo pesado. Prisão, pena máxima e indemnização pesada às vítimas!

  15. Sinceramente não me espanta. Com os fracos salários para polícia e poucas condições, os que vão para lá ou têm mesmo um sonho grande pela profissão ou vão para poderem abusar da autoridade e poder ser bullies com imunidade.

    Não me espanta que casos destes subam

  16. O que sobressai mais é a profunda covardia desses fracos. Nunca fez tanto sentido a expressão “abaixo de polícia”.

  17. LusitanMustachio on

    Enquanto defenderem os criminosos e os libertarem a policia vai continuar assim…

    Quando derem condições de trabalho decentes e tratarem os criminoso como tal talvez as forças de segurança passem a ficar melhor, ate la so espero que tenham muito mais autoridade e menos consequências para o seu trabalho

  18. Engraçado como aqui as pessoas que sao contra os emigrantes e os refugiados porque são (inserir caracteristica que o racismo deles decidir) já vêm chorar todos ofendidos que se está a generalizar contra a policia. Como se ser policia ou refugiado fosse remotamente a mesma coisa. Como se uma esquadra pudesse estar este nivel de podre sem a conivencia de muitos “policias de bem”.

  19. Brilliant_Cover_7883 on

    Estes devem ser os propagandistas do chega, senão levarem 25 anos de cadeia, caguem no sistema de justiça Português.
    Os que deveriam proteger as pessoas armados em justiceiros do chega!