15 Comments

  1. Eu a votar psd e a ficar contente com os 10 euros a mais anualmente enquanto os serviços públicos vão para muito pior

  2. >Estudo divulgado pelo Banco de Portugal atesta que regime dos Residentes Não Habituais (RNH) teve “pouco impacto na atração de trabalhadores qualificados de baixos e médios rendimentos”.

    😂

    Fdx, a sério? Se calhar porque não há trabalhadores qualificados estrangeiros que queiram vir para portugal receber salário baixos a médios?

    Podemos questionar o programa (eu discordo veementemente com esta discriminação fiscal entre os que cá estão e os que vêm de fora), mas agora estamos tristes que o programa tenha atingido exactamente os objectivos que se propôs atingir? Importar mão de obra altamente qualificada, de altos salários, sem a alta carga fiscal?

  3. Ninguém diria caralho!

    E os expats que pagam 0 impostos? Tbm vamos ficar chocados a seguir?

    Btw traz uns ganhos a nível nacional FDD, só se for para os velhos com 20 casas

  4. Enough_sapiens on

    Olha que surpresa… a seguir vão fazer uma notícia em que os doentes são os mais beneficiados por uma expansão do hospital e que quem anda de transportes públicos é o mais beneficiado por uma nova linha de metro.

  5. Sempre está conversa da merda. Se eu reduzir 1% na taxa de imposto a quem ganha 1 milhão ele vai beneficiar mais que reduzir 20% a quem ganha 20 mil. É matemática básica. Nao implica que nao se deva reduzir a quem ganha 1 milhão porque quem ganha mais nao tem so obrigação de pagar para os outros

  6. Sempre a mesma lenga-lenga. “Ricos” ganham a maior parte do dinheiro através de dividendos, rendas e distribuição de lucros. Muita malta também foge aos impostos ao usar empresas como “centrais de despesas”.

    Enquanto zé povinho, trabalhador por contra de outrem, leva com um IRS absurdo. Mesmo em países que têm taxas de IRS altas, o último escalão começa nos 250 mil anuais, cá começa nos 80 mil.

    Nós nunca vamos ter salários de jeito e industrias que pagam melhor vão continuar com esquemas de ajudas de custos, cheque creche, viaturas de serviço…

  7. notenoughspacefor on

    Os verdadeiros “super-ricos” não recebem salários, automaticamente não pagam IRS.

  8. O artigo é fraco e não dá dados.
    Em termos globais, não é por alguém ganhar 380k , 1M ou 5M num ano que é “super rico”. Não havendo uma definição universal, diria que essa categoria deve começar pelo menos nos 50M de riqueza, mas diria mesmo 100M.

    Duvido que o RNH tenha atraído algum, mas pode ter sucedido. E essa pessoa ter aproveitado para “limpar as contas” e usado a isenção de impostos sobre dividendos do exterior.

    Agora, rendimentos de trabalho e super ricos? Não me façam rir.

    O que trouxe foi algum pessoal que ganha bem, em formato remoto, a pagar muito menos impostos que os idiotas dos nativos. E o mesmo se aplica ao Regressar, diga-se. E o artigo aparenta apontar que, surprised Pikachu, são estes que mais beneficiam.

  9. Emergency_Link7328 on

    A sério?

    Ninguém diria…para além de quase todos os economistas e pessoas com dois dedos de testa.

  10. Vou só deixar aqui a nota do que já digo á anos.

    Os limites das Deduções não são atualizadas á anos, e isso afeta todos mas é sobretudo pior para os salários mais baixos. Introduzidos em 2015, praticamente inalterados desde então.