Percentage of people who believe that having children is a moral duty https://i.redd.it/drf0jhqj9rbg1.jpeg Posted by LuisS8l
raviolli_ninja on January 6, 2026 4:54 pm *Portugal cyka blyat.* Só faltava o frio, agora já o temos.
PeterStepsRabbit on January 6, 2026 4:54 pm Moral duty é saber se sao capazes de criar um ser humano.
-LoboMau on January 6, 2026 4:55 pm Não é um dever moral mas é altamente essencial para a continuação de uma cultura e bem-estar de futuras gerações. A razão pela qual estamos sequer aqui a debater isto é porque os nossos antepassados não pensavam como nós e tinham filhos mesmo que a vida deles não fosse ultra confortável. É possÃvel criar algo de valor a partir de situações menos que ideais. Muita gente vem de famÃlias pobres e/ou problemáticas. Isso não os impediu de crescer e desfrutar da vida. Há muita gente com a conversa do “não há condições” que existe exatamente porque alguém teve um filho “sem condições”. Precisas de 2.1 filhos por casal para dar continuidade a uma cultura. Estamos muito abaixo disso. 2.1 não se alcança esperando que estejamos todos muito bem na vida. A cultura progressista moderna prioriza o prazer e conforto pessoais acima de tudo. É uma sociedade hedonista. Escondem-se por detrás do mito da falta de condições, mas a realidade é que os supostos “paÃses modelo” têm taxas de natalidade tão ou mais baixas do que a nossa. Mesmo “com condições” os jovens optam por não ter filhos, pois não se querem dar ao trabalho nem ter de aturar putos. Mas também não admitem isto, pois admitir isto destrói de imediato a narrativa do “alguém me deve uma vida melhor”. É mais fácil colocar a culpa nos outros do que dizer “Neps, tass bem. Eu é que sou egoÃsta”. O irónico no meio disto tudo é que quem defende este estilo de vida está em processo de autoextinção, pois a malta que tem muitos filhos tende a ser conservadora. Ou seja, os modernaços progressistas estão em vias de extinção, pois não se reproduzem. Uma sociedade fundada no apoio familiar também ultrapassa de longe uma sociedade individualista onde o Estado tenta substituir o papel da famÃlia. Quase todas as pessoas que conheço que estão muito bem na vida ou conseguiram com sucesso contornar problemas sérios tiveram grandes apoios familiares. Tu safas-te de muita merda mesmo com uma famÃlia unida. Por vezes nem precisa de ser assim tão unida. Eu olho à minha volta vejo uma data de gente que ao longo dos anos já recebeu dezenas/centenas de milhares de euros em apoios familiares. Carros, entradas para casas, pagamentos de dÃvidas, heranças, etc. Este tipo de segurança jamais será substituÃda pelo Estado. Claro que cada um é dono da sua vida e faz o que quer. Mas não deixa de ser hilariante haver quem fale tanto do futuro da sociedade, e do planeta e das próximas gerações, mas depois aplaude e celebra estilos de vida que são completamente contrários à prosperidade das próximas gerações. Ou queres saber, ou não queres. Não finjas que queres.
Tactical_Front on January 6, 2026 5:01 pm Dever para a sociedade… E a sociedade vai ajudar a tomar conta desse dever?? Pelo que vejo, a sociedade so desajuda… E o incentivos governamentais (nao querendo ajudar á conversa da “subsidiodependecia”, mas a verdade é que ou os 2 recebem bem ou vai ser muito apertado) mas tambem nao sao grande incentivo (o grande vai de graça ai). Entre isso e cada pessoa ter de meter o bedelho em como deve ser educada uma criança (e nao, nao peço desculpa por achar que uma sapatada no cu, na altura certa, nunca fez mal a ninguem), a sociedade pode enfiar esse dever num certo sitio.
ouat4ever on January 6, 2026 5:04 pm coitadas das crianças que nascerem só porque os pais consideram que ter filhos é um dever moral… Eu falo por experiência, porque era exatamente esse o pensamento do meu pai e já não falo com ele praticamente… A alienação parental é algo que fode com a tua cabeça, tens o teu pai de corpo presente mas ele não fala contigo, não se interessa se estás bem ou mal, não te pergunta nada sobre a tua vida, não participa em nenhuma atividade que tenhas na escola ou extra-escola.
LackOfContext101 on January 6, 2026 5:28 pm Claro que todos os que dizem que sim são pessoal que já os teve há mais de 15+ anos atrás
9 Comments
faço parte dos 57%
*Portugal cyka blyat.* Só faltava o frio, agora já o temos.
Moral duty é saber se sao capazes de criar um ser humano.
Não é um dever moral mas é altamente essencial para a continuação de uma cultura e bem-estar de futuras gerações. A razão pela qual estamos sequer aqui a debater isto é porque os nossos antepassados não pensavam como nós e tinham filhos mesmo que a vida deles não fosse ultra confortável. É possÃvel criar algo de valor a partir de situações menos que ideais. Muita gente vem de famÃlias pobres e/ou problemáticas. Isso não os impediu de crescer e desfrutar da vida. Há muita gente com a conversa do “não há condições” que existe exatamente porque alguém teve um filho “sem condições”. Precisas de 2.1 filhos por casal para dar continuidade a uma cultura. Estamos muito abaixo disso. 2.1 não se alcança esperando que estejamos todos muito bem na vida.
A cultura progressista moderna prioriza o prazer e conforto pessoais acima de tudo. É uma sociedade hedonista. Escondem-se por detrás do mito da falta de condições, mas a realidade é que os supostos “paÃses modelo” têm taxas de natalidade tão ou mais baixas do que a nossa. Mesmo “com condições” os jovens optam por não ter filhos, pois não se querem dar ao trabalho nem ter de aturar putos. Mas também não admitem isto, pois admitir isto destrói de imediato a narrativa do “alguém me deve uma vida melhor”. É mais fácil colocar a culpa nos outros do que dizer “Neps, tass bem. Eu é que sou egoÃsta”.
O irónico no meio disto tudo é que quem defende este estilo de vida está em processo de autoextinção, pois a malta que tem muitos filhos tende a ser conservadora. Ou seja, os modernaços progressistas estão em vias de extinção, pois não se reproduzem.
Uma sociedade fundada no apoio familiar também ultrapassa de longe uma sociedade individualista onde o Estado tenta substituir o papel da famÃlia. Quase todas as pessoas que conheço que estão muito bem na vida ou conseguiram com sucesso contornar problemas sérios tiveram grandes apoios familiares. Tu safas-te de muita merda mesmo com uma famÃlia unida. Por vezes nem precisa de ser assim tão unida. Eu olho à minha volta vejo uma data de gente que ao longo dos anos já recebeu dezenas/centenas de milhares de euros em apoios familiares. Carros, entradas para casas, pagamentos de dÃvidas, heranças, etc. Este tipo de segurança jamais será substituÃda pelo Estado.
Claro que cada um é dono da sua vida e faz o que quer. Mas não deixa de ser hilariante haver quem fale tanto do futuro da sociedade, e do planeta e das próximas gerações, mas depois aplaude e celebra estilos de vida que são completamente contrários à prosperidade das próximas gerações. Ou queres saber, ou não queres. Não finjas que queres.
Dever moral é não ter filhos neste mundo de merda.
Dever para a sociedade…
E a sociedade vai ajudar a tomar conta desse dever?? Pelo que vejo, a sociedade so desajuda… E o incentivos governamentais (nao querendo ajudar á conversa da “subsidiodependecia”, mas a verdade é que ou os 2 recebem bem ou vai ser muito apertado) mas tambem nao sao grande incentivo (o grande vai de graça ai).
Entre isso e cada pessoa ter de meter o bedelho em como deve ser educada uma criança (e nao, nao peço desculpa por achar que uma sapatada no cu, na altura certa, nunca fez mal a ninguem), a sociedade pode enfiar esse dever num certo sitio.
coitadas das crianças que nascerem só porque os pais consideram que ter filhos é um dever moral…
Eu falo por experiência, porque era exatamente esse o pensamento do meu pai e já não falo com ele praticamente… A alienação parental é algo que fode com a tua cabeça, tens o teu pai de corpo presente mas ele não fala contigo, não se interessa se estás bem ou mal, não te pergunta nada sobre a tua vida, não participa em nenhuma atividade que tenhas na escola ou extra-escola.
Que estas pessoas nunca me encontrem
Claro que todos os que dizem que sim são pessoal que já os teve há mais de 15+ anos atrás