TC says “enough is enough” and makes the eight-year prison sentence definitive for Ricardo Salgado

https://sicnoticias.pt/especiais/operacao-marques/2026-01-06-tribunal-constitucional-diz-basta-e-torna-definitiva-pena-de-oito-anos-de-cadeia-para-ricardo-salgado-140781fe

Posted by OnionPersonal2632

17 Comments

  1. Muito curta pena para quem destruiu a vida de tantas pessoas. Gostava de saber por comparação quem está preso por 8 anos e o que fez.

  2. StandardPineapple69 on

    Antes que alguém fique demasiado feliz:

    >Antes de ordenar a emissão de mandados de condução a cadeia, o tribunal de primeira instância deverá ainda acatar uma decisão do Supremo Tribunal, que entendeu que deve ser feita uma nova avaliação psiquiátrica a Ricardo Salgado antes do ex-banqueiro entrar na prisão.

    >Será esse novo diagnóstico que irá determinar se o arguido está ainda em condições de compreender o castigo, ou se, pelo contrário, a pena deve ser suspensa.

  3. Pena suspensa, possivelmente passada em casa e o guito roubado fica no bolso, somos uns mansos

  4. O crime compensa, especialmente estes de colarinho branco.

    Um excelente exemplo seria ter que pagar ao estado o que roubou, com juros. Sim ele não tem, mas tem a família, é lidar.

  5. Enquanto discutem aí se 8 anos são muito ou pouco, ninguém fala do que interessa: $$$$$$$

  6. pouco relevante. se o diagnóstico de Alzheimer se confirmar obviamente q não passará um dia numa cela.

    o que deviamos estar todos a discutir é porque a justiça é tão lenta, porque o MP demora tanto tempo a investigar, porque só gosta de mega-processos e porque tudo isto demora tanto tempo. Deste senhor já nenhuma justiça será feita.

  7. Para rir… será que alguém ainda acredita no pai natal???

    Desde o inicio que tudo foi feito para que não houvesse efectividade de pena alguma! … o lodo não tem fim….

  8. Como agora está cheche cumpre pena suspensa ou em casa, rodeado de luxos e com os milhões e património já em nome de testas de ferro, enquanto isso que perdeu parte ou todo o dinheiro no bes fica a coçá-los.

  9. alongstrangesomethin on

    Não percebo porque é que há tanta gente que insiste no homem ir preso. Já olharam para o homem? Está demente. E isto dito pela medicina legal, ou sejqla, por médicos do instituto de medicina legal, peritos funcionários públicos. Não estamos a falar de médicos particulares, contratados pela defesa.

    Tendo em conta a demência só vai piorar e ficar mais dependente de terceiros para sobreviver. Não vai reincidir porque as capacidades cognitivas desapareceram. Se fosse para a prisão não ia perceber porque é que lá estava, nem de que é que tinha sido condenado. Não vai responder a castigo nenhum, nem ser ressocializado. Provavelmente até se agravaria o estado de saúde.

    Eu sei que fez mal a muita gente. E que no tempo devido até poderia e deveria ter sido punido. Mas o facto disso não ter acontecido deve-se ao Estado, ao desinvestimento na justiça desde há não sei quantos governos, ao facto das investigações poderem durar um período infinito de tempo sem vir cá para fora uma acusação, às demoras excessivas a proferir despachos no processo, enfim…

  10. Ele já tem uma pena de morte em cima, a sua doença. Antes de cumprir a pena já morreu. Não sei até que ponto ter o homem como um custo para o estado, pelos cuidados médicos que vai necessitar… Seja algo benéfico.

    Quem queria justiça já a tem.

  11. Surpreende-me como é que nenhum dos piores lesados do BES ainda não Luigiou este gajo.

    Tendo em conta outros casos, com um bom advogado, ainda ficava só com pena suspensa se alegar que tinha Alzheimer e que não se lembrava que tinha a arma na mão ou se o atropelar mortalmente.

  12. Ele devia de uma vez por todas bater com as costas numa cela, e o estado devia confiscar os bens dos descendentes dele, que vão durante muitos anos usufruir dos esquemas deste desgraçado.

  13. Muito pequena para quem roubou e destrói tantas mas tantas vidas.

    É por isso que o pessoal se revolta com a justiça. Este gajo foi e continua a ser tratado como um lorde depois de tudo o que fez.

  14. NepentheZnumber1fan on

    Eu para estas coisas tenho uma abordagem muito simples.

    Tudo o que o condenado tem usufruto ou tem posse é penhorado até perfazer o valor que foi roubado das pessoas. Caso não seja suficiente, fica sem nada.

    Candidate-se a habitação social e recomece a vida do zero.