“The budget situation is much worse.” Finance Minister accuses previous Government of increasing spending

https://www.tsf.pt/3004710946/situacao-orcamental-e-bastante-pior-ministro-das-financas-acusa-anterior-governo-de-aumentar-despesa

Posted by VicenteOlisipo

15 Comments

  1. Calma. Ainda há malta a digerir o facto que ficámos sem excedente a poucos dias deste governo sequer entrar em funções. Não pode ser assim à bruta. Mas é bom sempre fincar isto porque há quem queira criar uma ideia errada: Março vem sempre antes de Abril.

    * “De acordo com os dados mais recentes da Direção-Geral do Orçamento (DGO), o Estado passou de um excedente de 1.177 milhões de euros para um défice de 259 milhões de euros até março, o que não se verificava desde dezembro de 2022.”

    O problema não é se ele existe ou não. É começar a especificar exatamente para onde é que ele foi, até aos cêntimos. E isso cabe ao PS dizer, não aos outros.

    * “A subida da despesa primária efetiva é explicada pelos aumentos nas transferências (23%), nas despesas com pessoal (7,8%) e na aquisição de bens e serviços (7,2%).
    * Excluindo a transferência do Fundo de Pensões do Pessoal da Caixa Geral de Depósitos, o crescimento da receita em 4,3% “reflete a evolução da receita contributiva (9,6%) e da receita fiscal e não contributiva (10,2%)”.
    * Já para o aumento da receita fiscal e não contributiva contribuiu o “comportamento agregado das restantes receitas (27,1%) e das transferências (10,1%)”.”

    Isto tem que ser mais explicado. Com palavras ainda mais simples.

  2. Não é grave o suficiente que obrigue a um orçamento retificativo. Por isso estamos bem. /s

  3. O PS a fazer ao PSD o que fez antes da Troika: deixa o país na merda, o PSD tem que limpar, o tuga não gosta e volta a votar PS

  4. Basicamente: PS sabia que ia de cona nas eleições, cagou no elevador e deixou estar para o próximo governo ter de lidar, agora fica confortavelmente de fora a mandar bocas ao governo atual por causa das merdas que no fundo é culpa deles. A história se repete, e o povo nunca aprende.

  5. O António Costa (arriscaria até dizer o PS) são mestres na comunicação e em enganar.

    Dizia em 2015 que a página da austeridade ia virar – austeridade continuou, impostos altos continuaram, adicionaram mais taxas, mais taxinhas, mais impostos. (sem falar ao que fizeram às Parcerias Público-Privadas, às instituicoes nos ultimos 8 anos, etc)

    Dizia em 2023 que a formula das pensoes ia mudar – curiosamente porque estava presa à inflação, num periodo em que a inflacao aumentou – e a forma como disse que ia mudar era “vai mudar mas os pensionistas nao vao perder dinheiro” que era verdade, mas apenas para 2023. Devido a terem mudado a fórmula, as pensoes deixaram de subir com a inflacao mas o Costa decidiu dar X € de bonus para que em 2023, as pensoes continuassem com o mesmo valor que teriam se fosse com a formula antiga. Enganar a curto prazo para o assunto morrer e os menos literados comerem e calarem. A partir do momento em que as pensoes não escalam com a inflacao, todos os pensionistas perdem dinheiro – e estamos a falar de pessoas sem idade para trabalhar e já com uma vida de trabalho para trás.

    Continhas espertinhas para desenrascar “agora”, para parecer bem e para atirar debaixo do tapete as consequencias reais.

    ​

    Com papas e bolos…

    ​

    Não quer dizer que o PSD nao fosse capaz de varrer para debaixo do tapete, mas esta forma de comunicar, de esconder/ocultar, de ter propaganda nos media pronto a defendê-los é frustrante e cansativa. O PSD não tem uma máquina de propaganda/comunicação como o PS, caso contrario alguns tópicos (como o IRS, como o dia da mulher, etc) não teriam tido o impacto que tiveram (e virão a ter).

  6. “A situação orcamental é bastante pior.” Isto depois de estarmos em excedentes orçamentais.🤷🏻‍♂️

    Agora falta a lenga lenga da necessidade de privatizar património estatal (se ainda houver alguma coisa que valha) 🤷🏻‍♂️ esta narrativa não é nova.

  7. Para algum pessoal custa aceitar a ideia de que o PS não existe para consertar, existe para varrer para debaixo do tapete, o tempo que for preciso. Os milagres orçamentais conseguem-se assim. E funciona muito bem com eleitorados iletrados, como comprovam os vários anos do partido no poder desde o 25 de abril.

  8. “… e por isso, infelizmente, temos de apertar o cinto e as promessas eleitorais vão ser adiadas para quando a baixa do IRC começar a fazer efeito.” 

  9. shakespearediznuts on

    psd e a sua narrativa habitual sempre que chega ao governo para não ter que fazer os milagres que prometeram e que nunca quiseram fazer

  10. RoutineReply5761 on

    O PS daqui a 15 anos: Em 2024 o PSD derreteu o excedente orçamental que nós deixámos.

  11. le_mustachio on

    Que novidade que iam ter este discurso. Já tinha dito que ia acontecer isto durante as eleições porque é mais que óbvio que a melhor narrativa a ter, agora aproveitam esta narrativa para nos aumentar os impostos ou para nos enrabarem mais um bocadinho de outra forma qualquer.

  12. Isto tem que ser muito bem explicado. Os números não enganam, não pode ser opinativo.

  13. Equal-Ice3837 on

    Coisa que nunca acontece usando um novo governo entra em funcionamento. Chocker